Para Dirigir Melhor

O Condutor deverá tentar enxergar o mais longe que puder.

Com isso, ele se dará um tempo maior em se projetar em trânsito, operando os comandos do veículo com mais conforto e praticidade. (Se previne em condições adversas)

As pessoar tem o hábito de dizer que não tem tempo para nada. É que elas não veêm ao longe.

Como escreveu Fernando Pessoa (Alberto Caeiro) em " O Guardador de Rebanhos"

VII

DA MINHA ALDEIA vejo quanto da terra se pode ver no Universo....

Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer

Porque eu sou do tamanho do que vejo

E não do tamanho da minha altura....

Nas cidades a vida é mais pequena

Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.

Nas cidades as grandes casas fecham a vista à chave,

Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,

Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,

E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.

Fernando Pessoa.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

MOTOQUEIRO/RETRATISTA

MOTOQUEIRO / MOTOCICLISTA
FOTÓGRAFO / RETRATISTA

No Trânsito temos o motoqueiro e o motociclista. Muitos condutores de motocicletas se comportam de maneira totalmente irregular e desrespeitosa no trânsito, são os “chamados motoqueiros”. Aqueles condutores vulgares que não tem a mínima condição de fazerem parte do Sistema de Trânsito.
A facilidade de se comprar uma arma é muito grande em nosso país. Também se pode comprar um automóvel com muita facilidade aqui. A diferença é que a arma de fogo, você até registra em seu nome. Você só não pode é transitar com ela por ai, (portar). Já o automóvel, você registra e transita com ele por ai a fora. O documento que possibilita essa condição é a Carteira Nacional de Habilitação CNH.
A Carteira de Motorista ainda é considerada um documento de fácil aquisição. Ainda se consegue tirar uma CNH com muita facilidade. O candidato a condutor de um veículo automotor ainda carrega em sua mente um descaso muito grande com a CNH. Desconsiderando até mesmo sua segurança e a segurança de sua família. Isso por conta da forma, como ele condutor trabalha o processo de habilitação. É uma total desatenção e um total desrespeito com sua própria existência. Com isso ao dirigir seu veículo, ele acaba gerando um desequilíbrio no Sistema com seus comportamentos agressivos a toda Sociedade.
Sou fotógrafo e não gostava, como profissional que se preze, de ser chamado de “Retratista”. Mas, entendo que por me deixar envolver com certas companhias eu merecia, em certas horas, ser chamado assim.

ISTO É TRÂNSITO!!

sábado, 18 de julho de 2009

ISTO É TRÂNSITO

CUIDADO COM O VERGALHÃO NO QUINTAL!



E vinha eu e meu primo Malvadeza Durão, procurando alguém que pudesse vender um litro de combustível para abastecer o ataulde voador que ele possuía. Era um Passat ls ano 82, todo inteiro tipo "filé". Estávamos voltando de viagem, vindo de Maricá RJ sentido Rio e der repente o ataulde voador enguiçou por falta de gasolina, a chamada "pane seca". Andamos mais ou menos uns 10 km até que podéssemos encontrar uma casa que possivelmente nos cederia o combustível, e isso às 06 horas da manhã. Finalmente encontramos uma casa sem muro às margens da rodovia RJ 106, havia um Chevrolet antigo meio acabado e isso nos deu a esperança de poder tirar dele a gasolina que precisavámos para o Ataulde Voador. Foi quando avistamos um cachorro amarrado a uma corrente em seu pescoço. Não imaginávamos que a corrente se estenderia por todo quintal e fomos entrando a chamar pelo dono da casa. Nisso, o cachorro a nos observar, nos deixava tranquilo, já que vimos a colera amarrada junto a uma corrente em seu pescoço. Pois bem. Foi quando o cachorro disparou em direção a nós amarrado a um vergalhão que se estendia por todo o quintal. Ficamos encurralados e por sorte não tivemos nossas canelas arrancada pelo vira-lata que já estava com os dentes em riste para nos abocanhar. Graças ao seu dono, tivemos nossa pele salva e compramos o combustível de sua mão. O dono do cachorro aproveitou a situação e nos cobrou o olho da cara. Mas....menos mal.
ISTO É TRÂNSITO!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

ISTO É TRANSITO

E que tal, incluir na responsabilidade de Crime/Infração, os donos de estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas a pessoas que estejam consumindo bebida alcoólica, de posse e conduzindo um veiculo automotor naquele momento?
É o que fazia o meu avô antigamente. O sujeito que chegasse ao seu bar bêbado e criasse qualquer irregularidade, saia de lá com no mínimo uns 20 pontos em seu prontuário. Só que o prontuário não era o de condutor não. Era o prontuário do Hospital mais próximo. E os pontos não era na carteira não. Era pontos na cabeça.
Assim como se condena o vendedor de outras drogas também pesadas como o álcool, deveria se penalizar e condenar os vendedores de álcool. O consumidor já paga com o resultado negativo do consumo descontrolado, cabe agora, também, levar com ele, consumidor, a penalidade à quem fornece esse tipo de mau.
Quando você chegava bêbado no bar do meu avô, ele não te aceitava no estabelecimento dele. E se por acaso você ficasse bêbado no bar do meu avô, ele te levava para sua casa. É uma questão de responsabilidade. ISTO É TRÂNSITO!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

ISTO É TRANSITO ll

Morando em Icaraí, Niterói RJ. Ia eu para uma "pelada" na praia. Ao esperar o sinal ficar vermelho para que eu pudesse atravessar a av. litorânea, vi que vinha um ônibus com um passageiro pendurado na porta de desembarque todo de sunguinha, sem camisa e ainda com um bronzeador enfincado na sunga. O motorista ia parar o ônibus em cima da faixa de travessia de pedestre. Foi quando o Zé mané de sunguinha falou: -Não precisa parar não motorista, pode deixar que eu solto andando.! Foi então que a besta quadrada soltou do bus andando e veio catando cavaco se desequilibrando todo até que não suportou o descontrole do salto e se esparramou todo no chão. E isso de peito aberto e sem camisa, só de sunguinha. Agora imagina só a situação, o cara com o peito todo ralado no asfalto. Mas não para por ai não. Eu, de olhos arregalados, sem saber o que fazer, o motorista do bus todo espantado, quando penso em ir ajudar aquela besta, o sujeito se levante e num gesto todo imbecil exclama limpando a areia no peito todo ralado: - VALEU MOTORISTA, PODE IR EMBORA QUE NÃO MACHUCOU NÃO!!!

Fala sério!!!

ISTO É TRÂNSITO.

domingo, 5 de julho de 2009

ISTO É TRÂNSITO

Hoje, domingo, 05 de Julho de 2009.


E tava eu, indo visitar minha mãe. Quando der repente vi que, vinha o ônibus que pego para chegar lá. Percebi que não tava no ponto de parada, e que não poderia chagar a tempo no "ponto" para embarcar no ônibus. então, corri pelo canto da avenida, em direção ao ônibus, fazendo sinal para o motorista do ônibus na esperança que ele parasse fora do "ponto". E ele parou!


Na volta à minha casa, embarquei novamente em outro ônibus, só que já era outro motorista. Ao chegar no local de desembarque, um outro passageiro percebe que acabara de perder um outro ônibus ao qual este, faria uma chamada, "baldeação". Foi quando o motorista do ônibus ao qual estávamos, acelerou o veículo e numa manobra arriscada ultrapassou o tal ônibus da "baldeação" e "fechando a passagem desse ônibus, parou na avenida e por meios de sinais, pediu que o motorista do ônibus da "baldeação" embarcasse seu passageiro. Infelizmente, isto é Trânsito!!